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Batismo “Em” água

Pablo Pereyra · Traducido por Fernando Coutinho Sánchez

A Igreja Católica Romana ensina que as crianças devem ser batizadas com água logo após o nascimento para garantir sua “salvação”. Muitas das igrejas protestantes e evangélicas, especialmente os ramos batistas, rejeitam a ideia do batismo infantil, mas ensinam sobre a necessidade de uma pessoa ser batizada, como um adulto e, por sua própria escolha. Alguns dizem que o batismo é necessário para “ser salvo”, outros dizem que através do batismo na água o espírito santo é recebido, e outros dizem que embora não seja necessário, deve ser feito para «ter certeza» de que a pessoa o aceitou Cristo como o seu Senhor.

Mas o que a Bíblia diz sobre o batismo?

Primeiramente vamos esclarecer que a palavra “batizar” vem do grego baptizö, que tem o sentido geral de “imergir” e é muitas vezes traduzida como “lavar”, pois quando algo é lavado é imerso em água. Portanto, o significado básico do batismo é uma imersão na água. Esta palavra grega é usada muitas vezes na Bíblia, mas nunca a vemos usada com respeito a crianças, não há nenhuma instrução bíblica que diga que os bebês devem ser “batizados”.

Sobre o batismo nas águas, lemos:

Marcos 1:4-8 (ARA)
|4|… apareceu João Batista no deserto, pregando batismo de arrependimento para remissão de pecados.
|5| Saíam a ter com ele toda a província da Judéia e todos os habitantes de Jerusalém; e, confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão.
|6| As vestes de João eram feitas de pêlos de camelo; ele trazia um cinto de couro e se alimentava de gafanhotos e mel silvestre.
|7| E pregava, dizendo: Após mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de, curvando-me, desatar-lhe as correias das sandálias.
|8| Eu vos tenho batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo.

Quando Jesus apareceu aos seus discípulos, depois de ressuscitado, disse-lhes o seguinte:

Atos 1:5
Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.

Jesus disse-lhes “João, na verdade, batizou com água, MAS…” O “mas” (ou “mais”) indica uma mudança, uma diferença. O que Jesus queria transmitir é que eles seriam batizados em algo diferente da água, que era o batismo que conheceram por meio de João.

Observe que quando foi o primeiro recebimento do dom do espírito santo, Pedro disse o seguinte:

Atos 2:38, 39
|38| Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.
|39| Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar.

Observe que Pedro não falou sobre ser imerso ou batizado em água, Pedro disse a eles que eles deveriam ser batizados em nome de Jesus Cristo e assim eles receberiam o dom do espírito santo.

Atos 19:1-5
|1| Aconteceu que, estando Apolo em Corinto, Paulo, tendo passado pelas regiões mais altas, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos,
|2| perguntou-lhes: Recebestes, porventura, o Espírito Santo quando crestes? Ao que lhe responderam: Pelo contrário, nem mesmo ouvimos que existe o Espírito Santo.
|3| Então, Paulo perguntou: Em que, pois, fostes batizados? Responderam: No batismo de João.
|4| Disse-lhes Paulo: João realizou batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que vinha depois dele, a saber, em Jesus.
|5| Eles, tendo ouvido isto, foram batizados em o nome do Senhor Jesus.

Nestes versículos podemos ver que um grupo de crentes foi batizado nas águas, mas não recebeu o dom do espírito santo. Este versículo contradiz o ensino de que é necessário ser batizado na água para receber o espírito santo, visto que essas pessoas foram batizadas na água e não receberam o espírito. Além disso, aqui Paulo os corrigia, dizendo que o batismo de João já era coisa do passado, era um passo anterior ao que estava por vir, que era o batismo em espírito santo, que é feito em nome do Senhor. Jesus.

Outro versículo no qual vemos uma correção doutrinária a respeito do batismo de João está em Atos 18:

Atos 18:24-26
|24| Nesse meio tempo, chegou a Éfeso um judeu, natural de Alexandria, chamado Apolo, homem eloqüente e poderoso nas Escrituras.
|25| Era ele instruído no caminho do Senhor; e, sendo fervoroso de espírito, falava e ensinava com precisão a respeito de Jesus, conhecendo apenas o batismo de João.
|26| Ele, pois, começou a falar ousadamente na sinagoga. Ouvindo-o, porém, Priscila e Áqüila, tomaram-no consigo e, com mais exatidão, lhe expuseram o caminho de Deus.

Apolo era um “homem eloqüente, poderoso nas Escrituras”. Isso significa que ele teve ímpeto para ensinar e pregar, e ele tinha conhecimento das Escrituras, porém, ele ainda não tinha ouvido falar da doutrina do batismo em espírito santo por causa da obra de Cristo, então Priscila e Áquila o chamaram de lado e eles explicou a ele o caminho de Deus com mais precisão. O que você acha que Apolo fez? Ficar bravo com eles e dizer que ele acreditava no contrário? Não! Apolo era humilde, erudito e, então, foi de grande benefício para a pregação do Evangelho.

Assim, podemos ver que o batismo com água era um ato que simbolizava uma lavagem para o arrependimento dos pecados, mas não podia tirar o pecado da humanidade, por isso foi necessário o sacrifício do “Cordeiro de Deus” (João 1:29). O batismo nas águas era, como muitos outros rituais judaicos, um simbolismo praticado como um sinal e uma lembrança do que Jesus realizaria por meio de seu sacrifício perfeito. Mas depois de Cristo ter feito o seu sacrifício, este baptismo ficou em segundo plano, porque agora existe um elemento que verdadeiramente limpa o ser humano: o dom do espírito santo.

Agora, existem alguns versículos que parecem apoiar a prática atual do batismo nas águas:

Atos 8:35-38
|35| Então, Filipe explicou; e, começando por esta passagem da Escritura, anunciou-lhe a Jesus.
|36| Seguindo eles caminho fora, chegando a certo lugar onde havia água, disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que seja eu batizado?
|37| Filipe respondeu: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.
|38| Então, mandou parar o carro, ambos desceram à água, e Filipe batizou o eunuco.

Com esta passagem e alguns outros textos em Atos, alguns argumentam que o batismo nas águas ainda é válido e necessário, porque os discípulos continuaram a batizar nas águas após a ascensão de Jesus. No entanto, esses são fatos isolados e não são estabelecidos como uma norma na Bíblia. Não encontraremos nenhum versículo em que Deus ORDENHE para batizar nas águas. O que acontece é que a mudança de “regras” após o Pentecostes foi muito importante e deve ter sido difícil, tanto para os discípulos como para o resto dos crentes, mudar todo o sistema de crenças que tinham até então, de fato, eles foram perseguidos até a morte por ensinarem a nova doutrina da salvação por meio de Cristo. Por isso podemos entender que algumas pessoas ainda queriam ser batizadas nas águas para “ter certeza” de que Deus as aceitaria, e é provável que até os próprios discípulos, por um tempo, tenham batizado nas águas até que assimilem totalmente o fato de que isso não era mais necessário (como eram os sacrifícios, as ordenanças do templo, os dízimos, etc.).

Paulo disse em Efésios:

Efésios 4:4, 5
|4| … há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação;
|5| há um só Senhor, uma só fé, um só batismo…

Esses versículos nos dizem que existe “UM BATISMO”. No entanto, hoje muitas igrejas ensinam sobre dois batismos: o batismo com água e o batismo com espírito santo. Se houver apenas um batismo, então apenas um desses batismos pode ser válido hoje. Se o batismo com água é o que está em vigor hoje, então o batismo com espírito santo não está mais disponível, mas se acreditarmos que o batismo com espírito santo ainda está em vigor (como as Escrituras ensinam), então o batismo com água é obsoleto e não é necessário.

Não existe nenhum versículo bíblico que diga que o batismo na água é “mau” ou é uma “transgressão” de uma lei de Deus, mas não existe nenhum versículo bíblico que nos diga que o batismo é necessário, muito menos “obrigatório” para alcançar a salvação ou para receber espírito santo. As coisas de Deus são espirituais e são recebidas pela fé (Romanos 1:17; 3:22, 27). Gálatas 2:16 nos diz que pelas obras da lei ninguém será justificado, exceto pela fé. O batismo nas águas, como muitos atos religiosos praticados hoje, é uma “obra” e não é suficiente para alcançar a justiça de Deus. É a fé que possibilita nosso acesso à graça de Deus. Se acreditamos que é necessário mergulhar na água como um ato de “fé” em Jesus Cristo, não há nada de errado nisso, mas se tivermos fé em Cristo, não é necessária uma imersão na água para sermos salvos.

La información sobre las versiones de la Biblia citadas en este estudio y otros puede verla en la siguiente página: Referencias de versiones de la Biblia

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